domingo, 11 de abril de 2010

Dicas de como programar sua viagem.

Bom gente quero deixar algumas dicas para quem pretende viajar...para os que vão pela primeira vez:

Bom eu primeiro comprei a passagem de ida e volta, o que nem sempre é mais bacana, pois percebi que se tivesse feito o roteiro primeiro, talvez, eu tivesse mais chances de escolher por onde chegaria e de onde partiria, por exemplo, ou invês de chegar e sair de Roma, eu preferiria chegar em Roma, fazer todo o roteiro que programei e ir passar uns dois dias em Paris e voltar de lá...mas enfim, eu comprei sem pensar muito, por tanto, meu começo foi pelas passagens.

Depois com a quantidade de dias, eu comprei guias de viagem e comecei a montar meu roteiro, pesquisando na net, quanto tempo levaria para ver cada uma das coisas que desejava ver...coliseu, vaticano, etc, aí fui vendo quantos dias era necessário para cada coisa e para cada cidade.

Fui fazendo uma planilha, vendo o mapa, onde era meu hotel, o que era mais perto e colocando uma ordem, por dia, o que iria ver, que era perto um do outro, quanto era, se precisava comprar antes, com isso já fui prevendo meus gastos no dia.

Aí a coisa foi tomando forma, 4 dias em Roma (sendo que em dois deles eu vou para Napolis, um para ver Pompeia e outro para ir na Ilha de Capri e se der certo visitar a gruta Azul), dois dia em Roma para ver algumas coisas, mas eu volto.

Depois Veneza, dois dias, um pretendo ir para ilha de Murano.

Depois Firenze, três dias, um para visitar dois dos museus que pretendo em Firenze, nos outros dois, pretendo em um ir para Pisa e Siena, e no outro Assis e Cortona (somente dar uma passada e jantar).

Depois volto para Roma, onde ficarei mais três dias, e daí pretendo ver o que faltou desta cidade...com um dia totalmente livre para andar sem compromissos, fazer as comprinhas que faltarem.

Quanto ao dinheiro, resolvi fazer o Travel Visa Money, lá coloquei a maior quantidade de dinheiro e estou levando moeda também, o suficiente para o dia-a-dia.

Uma daqueles porta dólar também que se faz necessário.

Cadeados para as malas.

Adaptador de tomada e se for levar notebook não esqueça de comprar o que tem USB.

Livro para ler na viagem (eu comprei "A mulher do viajante no tempo") na volta espero que minha amiga Dani tenha levado algum para a gente trocar.

Bom os trens eu não consegui comprar antecipadamente, infelizmente, terei que comprar lá, tudo por que  a Trenitalia bloqueia cartão do Brasil, um saco, tentei muitas vezes, e só consegui comprar um (Roma/Napoli/Roma). Mas fiz uma planilha com os horários, os trem que desejo e vou entregar quando chegar lá para o bilheteiro..rss e já comprar tudo..rsss.

Não optei pelo Pass por que fiz as contas e sairia mais caro, também achei o site Rail Europe com as taxas muito caro, mesmo que eu compre na Itália o valor base sairá mais barato, e me disseram que essa época é sossegado, não é férias, nem alta temporada.

Consegui comprar alguns passeios, outros não, mas pela net fui informada pelos meus amigos viajantes que os que não consegui são fáceis de comprar lá, não claro sem alguma fila e pagando para reservar horário.

Eu comprei somente os passeios de visita a Torre de Pisa, o Coliseu (com guia em italiano..rss), o Vaticano no dia que vou, último final do mês é grátis, um sossego para meu bolso...rss

O passeio a pompeia e ao museu arqueológico não consegui comprar aqui, não entendi o site, parece que tem que escolher horários para cada um dos locais  fiquei em dúvida...mas disseram que é fácil comprar lá na época que vou.

O passeio a Gruta Azul, na Ilha de Capri, só pode comprar no dia, pois depende do dia, da maré, etc.

O Ufizi e o Museu onde está Davi, esqueci o nome (Academia de Arte)..rsss...você compra lá também, como ficarei alguns dias em Firenze, achei melhor ver qual horário quero ver, do que já me comprometer.

A Gondola...ahhhh a Gondola só se compra lá, e me disseram que tenho que negociar...afff...ainda bem que neste dia parece que a prima de minha mãe, que não conheço pessoalmente irá me ver em Veneza e espero que ela negocie para mim...rsss.

Com a previsão dos gastos e o que tenho, fiz as contas e vi o que terei para gastar com as comprinhas...

Também fiz reserva no Duty Free dos produtinhos indispensáveis...rsss...muito perfume que é a coisa que mais amo nesta vida, perfume, perfume, perfume..e maquiagem....e shampoo e creme bom...rsss.

Bom tem todas as coisas necessárias, como:
Passaporte
Passagem de ida e volta
Vouchers dos Hotéis
Vouchers dos transporte que vai utilizar (se conseguir comprar antes).
Vouchers dos passeios.
Dinheiro
Cartão Visa Travel (com comprovante da carga)
Cartão de crédito.(com comprovante do limite disponivel)
Não esqueça de ligar nos cartões de crédito para informar a area de segurança que estará viajando e utilizando seus cartões em outro país, para não ter nenhum tipo de bloqueio.
Leve extratos como comprovante das reservas de hotel, passeios, transporte, etc.
No meu caso que sou transplantada tive que providenciar carta da minha médica em inglês falando que não posso tomar vacina contra a febre amarela (tomo imunossupressores) e que também tomo todos os dias os imunossopressores (assim posso levá-los)
Estou levando minha carteria de alberguista embora acho que não vou precisar.
Livro e guias.
Pasta com todo o meu roteiro, dia a dia, horários previstos, endereços, telefones. (deixei cópia em casa e um na mala).
Máquina fotografica com nota fiscal, não esqueça de passar na receita federal do aeroporto no Brasil para registrar que a está levando e não acharem que a trouxe do país visitado, e entrar na sua cota de compras.
Cartões de memória
Bateria extra (não consegui achar a da minha máquina...sniffff).
E todos os documentos que comprovem que você não pretende morar lá: comprovante de rendimento, carteira de trabalho, carta do trabalho em inglês falando que você é funcionário, imposto de renda, documento do carro em seu nome, comprovante de endereço.
Ligue na sua operadora e libere seu Rooming Internacional, se já não o tiver...

Com essa nova checagem no aeroporto os produtos liquidos, pastosos, como shampoo, cremes, pasta de dente, etc, tem que ser colocados em embalagens de 100ml em sacos tipo zip e que não ultrapasse 1 litro.
Devem ser carregados na bolsa de mão.

Não esqueça de levar uma troca de roupa na mala de mão, caso, infelizmente, bangalô três vezes sua mala não desembarque...affff...Deus nos livre.

Tudo de valor leve com você, remédios, dinheiro, cartões, etc.

Não esqueça de ver onde colocará a chaves dos cadeados...rsss...

Confirme os Hotéis que vai ficar e leve todos os e-mails trocados com os hotéis, passeios, transporte, etc.

Confirme seu vôo próximo ao dia...

Fiz uma mala bem contida, por que, pensei que se faltar alguma coisa, compro lá, e também não quero ficar carregando muito peso, depois coloco no blog o que levei e que usei...para terem uma idéia.

Fazendo a planilha eu pude ver o que vou provavelmente poder pagar com o cartão e o que precisa de dinheiro mesmo isso me deu uma noção de quanto levar em dinheiro vivo.

Peguei dicas de restaurantes e lojas, compras, etc, e fui colocando na ordem na planilha, para não ficar andando a toa, se a loja de chocolate que quero ir é perto do vaticano, eu coloquei o endereço dela, no caminho, certinho, neste dia...

Muitas dicas de restaurantes, valores, etc.

Use muito a internete para saber o que falam do hotel escolhido, se tem muitas reclamações, dicas de onde comer, onde comprar, como chegar e tudo mais...

É uma delícia você mesmo fazer seu roteiro, você começa a viajar antes mesmo de partir, hoje sou muito mais conhecedora, mesmo que na teoria, da Itália do que antes, hoje sei sua história, onde fica as coisas, seus mistérios, agora só me falta ver tudo isso com meus próprios olhos, tocar, sentir....

Bom por em quanto é isso que tenho para dividir com vocês...na volta eu conto o que deu certo e o que não deu...

2 comentários:

  1. Cansei... aff!!!
    Quando for minha vez vc se minha personal trip!! (nem sei se é assim)
    to curtindo muito essa sua vaigem...
    amo vc amiga
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Lindona,
    Prometo ajudá-la no que for possível...mas quero que tenha o prazer de fazer o seu roteiro....rsss...não me bate, vc vai ver como é delicioso embora trabalhoso..
    Então eu vou, mas eu volto...rss
    Também te amo.

    ResponderExcluir