quinta-feira, 29 de abril de 2010

Finalmente caminho por Roma - Roma - 17/04/2010

Vou cedo para o coliseu de metrô, consigo me comunicar um pouco melhor, e sou compreendida pela moça que vende os bilhetes.
Tomo café da manhã na saída do metrô, pão tostado, gigante com queijo e o presunto crú deles e café.
Tudo é sempre lotado e o Coliseu não poderia ser diferente, a fila é gigante, mas como eu tinha reservado com guia, a minha não é, é grátis e agora sei que realmente todos os museus serão grátis até dia 25, tem melhor época para eu ter escolhido minha visita..rss
O bilheteiro lindo, me pergunta o que falo, fico com cara de paisagem, é que não adianta falar que falo português, na verdade ele quer saber se falo inglês, espanhol, italiano ou francês..rss..como não falo fluente nem desfluente nenhum desses eu não sei o que responder, o que faz com que eu pareça uma retardada..rss
Ele me pergunta se falo Italiano, respondo que não, ele pergunta se fiz reserva de guia em Italiano, respondo que sim, ele insiste em saber o que falo..rsss..bom finalmente respondo para ele que não falo Italiano, mas que escolhi que a guia fosse em Italiano por que adoro ouvir essa língua...rss
Bom ele me responde em inglês onde devo aguardar com meu grupo, na hora marcada a guia nos regastará.
Fico lá fazendo cara de Italiana, de que estou compreendendo tudo que falam...claro!
A guia chega e seguimos, não entendo bolhufas do que eles falam..rsss e desisto do telefoninho que amplifica o que a guia diz.
O Coliseu é um Coloso...incrível, deslumbrante, acho que em tudo usarei essas palavrinhas, não liguem não a minha repetição, ok?
A guia acaba suas explicações e nos liberta, fico lá mais um pouco tirando fotos e aproveitando aquela grandiosidade.
Saio e quero seguir para o Foro Romano e o Palatino que são ao lado, mas antes vemos o Arco a Tito.


Mesmo com uma placa falando que não é a entrada para o Foro e o Palatino eu e uma multidão seguimos essa entrada, a placa deve estar errada estamos vendo eles aqui do lado..kakakaka.
Bom o caminho é lindo, longe, tortuoso, cheio de flores, de um lado o Coliseu, do outro o Foro Romano, e ao final deste caminho uma igrejinha e uma rua sem saída...rss

Desço e descobro pelo mapa que estive na Via Sacra, bom pelo menos fiz a minha penitência.
Dou a volta por algumas ruas e encontro a entrada para o Foro e o Palatino, outra grandiosidade.
Vejo tudo que desejo, o Palatino inteiro, o Foro, a Vigna Barbieri (jardim) onde a menininha brinca em meio as flores, Monte Palatino onde eu brinco em meio as flores..rss... os arcos Costantino e Settimio Severo e uma fonte linda ao meio das flores.

























Subo uma escada que me leva a Piazza del Campidoglio Capitolio, Musei do Capitolini que também é gratuito, mas meus pés não correspondem mais, desço zilhões de escada, e claro sigo para o lado errado (Piazza Marcello - Teatro Marcello), percebo a tempo e resolvo comer num restaurante do caminho errado para depois voltar ao certo...Como meu nhoque, curto um pouco, compro cartões postais para meus sobrinhos e volto, percebo que a igreja de Santa Maria in Aracoeli que queria visitar era lá em cima, ou seja terei que subir 124 ingremes degraus.
Não pode fotograr e também acho uma falta de respeito fotografar igrejas, mas realmente tem pinturas lindissimas.

Ao lado da igreja o Foro Imperiali e o Monumento a Vittorio Emanuele II que pelo jeito foi muito importante para a Itália..rss...pois está em todo lugar...rsss...é grandioso.

Desço e sigo para o Colonna Traiana.


Depois vou caminhando pela Piazza Venezia, as ruas são cheias de lojinhas e lá compro um chapéu a la Máfia para usar amanhã, que vou para Napoli novamente e Capri.
Sigo para a Fontana de Trevi e no caminho claro a cada esquina uma igreja, e encontro Santa Rita, essa é para você Ritinha...rsss

Até que finalmente chego a Fontana de Trevi, está lotada, sua água jorra incansávelmente, a maioria se delícia com um gellato, e todos ficam lá admirados, tentando tirar uma foto que não saia um braço, um rosto e deus nos livre a bunda de alguém..rss, jogo minha moedinha, por que, quero muito, realmente, verdadeiramente, loucamente, infinitamente voltar...rsss

Fico sentada na Fontana de Trevi, me deliciando com o momento, com as cores, com tudo, depois sigo pela Via Del Tritone e no caminho encontro a loja de comésticos Sephora, deliro com tantas coisas, vejo aquele corretido da Benedif e fico lá sonhando, quando coloco na minha cabeça que não é momento desse tipo de compras..rss.

Encontro pelo caminho a Fontana Del Tritone.

Ao seu lado o metrô, a bilheteria ficou lá para cima, tive que comprar na máquina, não sei o que fiz, mas saiu o bilhete e me devolveram o dinheiro, bonzinhos esses italianos..rss...rio, tenho sorte para essas coisas até do outro lado do mundo.
Hotel, banho, arrumar as coisas, como uma Insalada comprada na Termini e durmo.
Amanhã Napolis novamente, ou melhor, Ilha de Capri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário