quarta-feira, 18 de abril de 2012

O que você tem feito pela água do nosso planeta?

De uma hora para outra, sem grandes mudanças de rotina, a não ser de que estamos eu e minha mãe em casa agora, a conta de água triplicou.
Óbvio que achamos que era vazamento, fomos na SABESP, e conversa vai conversa vem descobrimos muitas dicas importantes não só para economizar financeiramente, mas para que não haja disperdi cio de água, tão rara em breve no nosso planeta.
Também foi agendada uma visita do técnico gratuita para checar se havia vazamentos.
Sei que a maioria mora em aptos, mas não custa ver se as dicas que vou dar podem ser incorporadas a sua vida.
Saiba que há uma tabela de uso e que quando ultrapassamos os metros cúbicos da tabela é utilizado uma base de calculo, por isso, muitas vezes a conta sobe muito, por que, passamos na tabela o metros cúbicos que faziam com que a conta ficasse nesse patamar.
Hoje li em algum lugar que daqui 10 anos a plantação de Cacau não será suficiente? Oi...e como ficará o nosso vício?
Vai ter o Chocólatras Anônimos...
Mas brincadeiras à parte, a falta de água é muito mais séria, se pensarmos que há ainda nos dias atuais várias família sem água potável e que daqui uns anos não a terão por falta mesmo, não incompetência do estado.
Bom uma das dicas que estamos adquirindo aqui em casa é: como nosso relógio que contabiliza a água usada é digital ultimamente, quando abrimos uma torneira rapidamente, ele gira muito rápido, contabilizando uma quantidade de água usada que não condiz algumas vezes com o que usamos realmente.
Tem algumas torneiras aqui de casa escandalosas, por isso, depois dessa dicas estamos abrindo lentamente, quanto vou lavar às mãos (toda hora=transplantada=imunidade baixa) eu já passo o sabão ensaboo, e abro devagarzinho e já vou enxaguando.
Na hora de escovar os dentes, por mais que eu soubesse, não conseguia não deixar a torneira aberta desnecessário, agora é escova e na hora de enxaguar liga enche a boca, fecha, cospe, liga de novo (devagar..rss), enche a boca, fecha...e assim por diante.
Fora diminuir a quantidade de tempo do banho, as descargas desnecessárias, abrir a torneira devagar, não lavar quintal, garagem, corredores com água da mangueira, mas jogar um bande de água da roupa que lavamos e que vai para o ralo da máquina de lavar, e só ligar a mangueira para enxaguar rapidamente.
Prestar a atenção na hora de dar descarga não apertar com força e manter o botão apertado tempo a mais.
Estamos economizando também na hora que lavamos a salada, verduras, enchemos aquelas tigelas grandes para deixar de molho e depois são três ou quatro tigelas de água limpa para enxaguar que iam para o ralo e agora são imediatamente usadas para aguar as plantas.
Os copos de água que subimos de noite caso sentamos sede e que não são bebidos de noite (preciso de uma moringuinha.rss) também são usados para aguar as floreiras do meu quarto e da varanda.
Enfim...com atenção a esses detalhezinhos pequenos a conta aqui baixou para menos do que pagávamos antes da conta nos dar susto e sem deixarmos de usar a água necessária para nosso conforto.
Fica a dica!
Prestem atenção, com mudanças pequenas não só seu bolso agradece, mas o planeta.

4 comentários:

  1. Eu tenho economizado.
    e vc????? heim?
    Amei ver vc lá no meu cafofo.

    Um beijo grande no seu coração
    Andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitoooo com todas as diquinhas dadas no post..rss

      Beijos flor.

      Bem vinda sempre por aqui.

      Excluir
  2. olha que verdinha...adorei!!! ter conciencia de fazer nossa parte é demais de importante!!! todo mundo fazendo um pouquinho vira um poucão e o planeta sem duvida agradece!!! beijoooooo

    dani

    ResponderExcluir
  3. Flor...
    Foi bem relevante o valor economizado e por meio do valor ($) percebemos o quanto estavamos esbanjando água desnecessária...
    A gente não presta atenção, mas é preciso...
    Pois é, além da economia estamos fazendo a nossa parte....pelo planeta.
    Também estamos separando o lixo, aqui não tem coleta seletiva, mas levamos no pão de açúcar aqui perto.
    Na reforma mudei as tomadas e as coloquei em lugares de fácil acesso para deixar tudo que é possível desligado da tomada, só ligamos quando vamos usar, parece bobagem, mas imagina 4 TVS ligadas 24 horas, microondas, geladeira, computador, e por aí vai...a conta não mudou muito, mas também acho que ajuda.
    Colocamos gás para o banho e para o fogão...
    Enfim...
    Pequenos detalhes que juntos podem fazer diferença.
    Adorei o verdinha..rss
    Beijos e até amanhã queridona.

    ResponderExcluir