segunda-feira, 25 de junho de 2012

Empresa X Faça você mesmo.

Gente,

Deixa eu contar mais uma história para vocês do gesso aqui de casa...
Antes de definir, fizemos alguns orçamentos nessas empresas que fazem gesso e iluminação.
O orçamento ficou dentro do que eu tinha imaginado para os dois itens.
Eles fazem o projeto de iluminação, como, onde, e qual, e entregam tudo prontinho, inclusive o material.
Mas claro, seu sossego tem um preço...rs
E confesso que a escolha por fazer com o Sr. Jayme que já tinha trabalhado em casa, pesou, por que, inicialmente achamos que seria mais barato.
No entanto, eu teria que indicar a iluminação, onde e qual cada material teria que ser instalado e comprar o material.
Outra coisa que pesou foi que imaginei que minha sala não precisa de muita coisa elaborada, já que não é muito grande e vários efeitos não cabem nela.
Portanto, eu mesma inspirada por fotos na net, fui criando o que desejava e com isso, foi definindo o tipo de lâmpadas, spots, lustres que seriam necessários.
Agora vem a parte dramática...rsss
Eu não entendo nada de iluminação, tá eu sei que uma luz indireta (não focada diretamente) causa um aconchego maior, que luz branca dá a impressão, na minha opinião de hospital (e Deus me livre..rs), que luz amarelada fica mais gostosinha.
Que as leds são mais caras, mas duram anos e são 90% mais econômicas.
Mas juntar tudo isso e ainda saber o quanto é suficiente de lâmpadas num espaço para iluminar a quantidade necessário, isso já é outro departamento.
Daí recorri a minha amiga Dani, arquiteta, como comentei no outro post.
Olha, quando vc não domina um técnica, demanda tempo, paciência e empenho para você aprender pelo menos o minimo e não ser enrolada.
O Gesso já estava garantido, baseado nessas fotos que me inspiraram.
Faz tempo que tenho essas fotos, não lembro onde as encontrei, mas se os autores forem identificados é só me avisarem que coloco os créditos.

A elétrica também, feita pelo o Sr. Jayme do jeito que eu mandasse...rs.
As dicas da Dani, arquiteta e amiga, indicando quantos spots seriam necessário, que lâmpadas usar e que material seria necessário para essa indicação.
Lá fui eu munida do cartão de crédito na Leroy e no Yamamura fazer orçamentos.
Na leroy, que amo, o problema era que não havia muitos spots, nem lâmpadas Leds disponíveis.
Na Yamamura, encontrei mais ou menos o que queria.
Logo que cheguei lá, a vendedora me disse que achava a lâmpada que minha amiga indicou muito fraca, e já foi me indicando outra.
Me indicaram luminárias juntas para quatro pontos de luz que tem na sala, que custavam uma graninha.
E Dimmer ao invês do reator.
Olha foi uma dificuldade tão grande para entender, e decifrar tantas ofertas.
Eu escolhia uma lâmpada, e essa precisava de reator, que pesa no gesso, ou o spot escolhido ela não encaixava, tinha que comprar soquete.
E lá ia eu calculando quanto custava cada item para decifrar o que seria melhor, trocar o spot escolhido, ou não, mudar a lâmpada escolhida..rss
E por aí vai.
A vendedora, com uma má vontade de me explicar tamanha.
Olha foi um drama.
No fim saquei que sempre vão te indicar coisas caras, e nem sempre elas são necessárias, tem que perguntar muito, deixar a vendedora cansada, para você chegar a uma conclusão.
As lâmpadas dicroicas e Leds são eletrônicas e por isso precisam de reatores para que não queimem rápido, porém, algumas lâmpadas tem que ter o reator mais moderno chamado Dimmer se não me engano que custa R$ 70,00 cada aproximadamente e só ligam no máximo duas lâmpadas, e dependendo da quantidade de pontos que vc vai ter, faça as contas.
Os reatores normais R$ 19,00 a R$ 39,00. (só que são um pouco pesados, o que dá para cinco lâmpadas), não são indicados para todas as lâmpadas.
No fim queimando muito neurônios, eu decidi que valia a pena mudar os spots comprar o mais caro que já vinha com os soquetes, mais fácil para a instalação e também futuras trocas, e a Lâmpada chamada Super Led, com reator embutido encaixavam nele.
Chama o vendedor, para ver se tem os spots em questão na quantidade que preciso.
Escolho uma mais forte do que a minha amiga indicou, e duas mais fracas para dois cantinhos específicos que vão iluminar um móvel e um vaso de plantas.
Não tem da mesma marca.
Certifico com a vendedor mala se as Lâmpadas, embora de volts diferentes (4W e 1W) e de marcas diferentes tem a mesma luminosidade, chamada por ela de Neutra (parecida com a Daylight indicada pela minha amiga, que não é amarela nem branca).
Ela com cara de pouco caso balança a cabeça..rs
Ufa! 
Aparentemente tudo foi resolvido.
Tira-se a nota, despeço da vendedora mala, e pago.
Quando pego a nota em mãos.
Surpresa
Uma lâmpada é neutra (1W) e todas as outras são amarelas (4W) totalmente diferentes, e totalmente desconectada de tudo que pedi para a vendedora.
Os spots são mais caros na nota do que falado pelo vendedor.
Suspiro!
Volto lá, tento conversar com a mala e o vendedor de novo.
Uma não tem amarela.
Outra não tem neutra
Mais suspiros
Resolvo comprar todas iguais de 4W, para isso vou ter que trocar as duas de 1W.
Quanto ao spot ser mais caro, me resigno.
Vou no outro andar pegar o vale para a troca.
20 pessoas na minha frente, uma hora depois, quando a moça do pacote já desesperada pensando que eu tinha me perdido foi me buscar, subo novamente para tirar o novo pedido das lâmpadas iguais a maioria.
Passo no caixa de novo.
Pago a mais, por que, são mais caras.
E enfim, volto para casa.
Nessa hora eu já não sabia se não ter escolhido a empresa que faz tudo era mais caro...rs
No fim, deu tudo certo, tudo foi instalado.
Eu fiz umas adaptações no projeto que a minha amiga mandou, indiquei onde seriam rasgos no gesso, onde iria moldura, onde ia o rebaixo, de quando seria, e o outro rebaixo da sala, e tudo ganho forma.
Há um erro, meu, de calculo e quatro spots terão que ser recolocados, faz parte.
Não vi na hora e agora vou ter que pagar para o gesseiro/eletricista vir concertar.
Mas como disse ficou luxo o teto sobre a minha cabeça.
Quanto a economia, não sei dizer, empresa que entrega pronto ou você faz essa parte de projetista e compra o material.
Só calculando na ponta do lápis mesmo para você saber, gasolina, spots, lâmpadas, reatores ou não, e tudo mais.
Agora tem coisas que não se calcula:
Stress, vendedora nem um pouco engajada em te ajudar a entender e resolver seu problema da melhor forma possível, você não entender quase nada do assunto...
Pensei que ia economizar para compra o lustre "pheeno", porém, a economia não foi tanta..rss
Mas é mais um capitulo da reforma que aprendi e fora a parte humildade e paciência que diz minha mãe, mesmo com a mala, fui uma lady..rs
Há fiz para o gesseiro um modelo em isopor e medi cada espaço da minha sala, determinado exatamente onde cada spot ficaria.
Ele disse que sou arquiteta sim...na verdade não sou, mas curto, e mesmo sem diploma, com muita ajuda e queima de neurônios, quando eu encasqueto eu vou até o fim.

Dicas da Dani:

Usar as leds.
São necessários para elas:
Spot (sim são necessários, pensei que fizessem figuração, mas não tem como encaixar as Leds sem eles).
Spots muito baratos geralmente tem um sistema que ao trocar as lâmpadas podem danificar o gesso, atenção, melhor comprar o de clic.
Preste atenção na voltagem da sua casa, embora a maioria das Leds são bivolt
Elas precisam de reatores/Dimmer, porém, tem a Super Led que não precisa, ela tem um encaixe diferente, o plug dela é mais grosso, isso faz com que nem todos os spots sirvam.(Atenção)
Por isso, é melhor levar o spot escolhi com você para escolher as Lâmpadas, ou o vendedor, carrega ele com você para todos os setores...rs...e reza para ele comprar a tua ideia e ajudar a solucionar as suas dúvidas com alegria e disposição.

Quando o teto estiver pintado, esta secando no momento, para depois ser lixado com massa corrida, e o lustre estiver pendurado eu posto a foto do antes e depois.

Beijos para quem ama ser iluminado!















4 comentários:

  1. Lindo Amiga! Lindo mesmo!!!

    Beijos
    Andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor,
      Essa fotos são inspirações...
      O teto luxo da minha casa eu mostro depois, quando pintar e colocar o lustre pheeno..rs
      Beijos e obrigada.

      Excluir
  2. kakakakaka... que luta Flor! Não sabia que tinha te dado tanto trabalho...
    espero ter valido a pena! bjoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Dan....ficou muito lindio! Luxo....rss
      E super obrigada pelas dicas...
      Beijocas,
      Déa

      Excluir