terça-feira, 17 de maio de 2016

Receita do Cookie da Déa

Devido a muitos pedidos (cara de pau...rs)...

Segue a receita do cookie que era da Fabiana minha prima que uma amiga dela que faz eventos ensinou para ela e que ela após me presentear com alguns me viciou de tal forma que virou minha marca registrada.

A Fá, minha prima que faz muitas gostosuras, sabendo do meu amor por corujas na época, me enviou alguns cookies para eu experimentar, e fiquei encantada como contei aqui corujices-que-amo

A Fá me mandou a receita e eu comecei a fazer essa receita em todo lugar que eu vou, além de gostosos eu adoro a possibilidade de cores, e formatos que ele proporciona, sendo ideal para dar como lembrancinha e enfeitar mesas em festas.

Desde a primeira vez que a Fá me mandou a receita eu acabei fazendo do meu jeito e vou explicar como eu faço, não como a minha prima faz (por exemplo ela usa gotas de chocolate e eu nunca fiz com as gotas, sempre usei confeito, por que, gosto da "crocância" que o confeito dá).


Cookie.

Ingredientes:

500 gramas de manteiga gelada e picada sem sal. (eu nunca consegui fazer com a manteiga totalmente gelada, tenho preguiça de cortar...rs... eu sempre deixo ela fora da geladeira um pouco, não deixe derreter muito, não precisa ficar tipo ficar em ponto pomada, mas é difícil mexer a massa com ela muito gelada, nem muito mole, nem muito dura)
(eu mudei a receita para 400 gramas, por que, sempre achei que era muita manteiga, e sempre deu certo, a qualidade da manteiga influência na qualidade e crocância do biscoito, geralmente uso a do Supermercado Dia, mas faz alguns meses que ela não é mais fabricada, então, comecei a fazer com a Tirolez e gostei muito, compro uma que é um pote grande de 500 gramas).

5 xícaras de farinha de trigo (ás vezes vai um pouco mais) (nas minhas receitas quase sempre vai mais farinha, depende do tempo, da manteiga, até a massa ficar uniforme, soltando dos dedos).

1 xícara de açúcar.

1 ovo

2 colheres de sopa de creme de leite (minha prima disse que não usava e não fazia diferença, mas eu sempre coloco, acho que fica mais saboroso).

1 e 1/2 xícaras de gotas de chocolate ou granulado ou confeitos (M&Ms). (eu sempre usei confeitos, e gosto de usar os minis, mas vai do gosto, nunca fiz com granulado, nem com gotas de chocolate, como disse acima gosto da "crocância" que os confeitos dão, além do colorido...rs). (Costumo usar o Chocomix da Mavalerio e agora descobri uma marca mais barata que também uso)

Modo de fazer.

Mistura tudo, começando pela manteiga e pelo ovo, depois coloque os demais ingredientes, e só acrescente o chocolate depois que tiver tudo bem amassadinho e uniforme, soltando dos dedos.








Deixe descansar por 30 minutos na geladeira. (quando está muito calor eu deixo mais, e quando corto coloco de novo a massa já cortada na geladeira até a hora de assar) abra com um rolo (o meu é de madeira) e corte com cortadores de biscoito do formato desejado.







Asse em forno de médio para baixo até ficarem douradinhos. (aqui o forno é meio louco, tenho aquecido o forno por uns 10 minutos, 230 graus, e fico bem de olho para não queimarem, aqui o forno é lento e demora uns 20 minutos cada fornada, mas isso depende do forno).

Cada receita dá dos biscoitos redondos (do meu cortador) uns 20 a 22 biscoitos, isso depende de quanto de massa que foi feita (com ou menos farinha) da altura que você corta o biscoito. A quantidade também depende do formato é claro, os quadrados quando faço dá menos de 20 unidades. Enfim...vai depender do formato, da grossura e da quantidade de massa feita.

Tem um rolo que tem rodinhas nas pontas fazendo que você corte todos os biscoitos em uma altura padrão, eu não tenho esse rolo, mas sou doida por ele...rs

A cobertura do cookie é de Doce de leite em pó.

Ingredientes:

02 xícaras de açúcar impalpável (não é o de confeiteiro, tem que ter escrito impalpável no saco).
02 xícaras de leite em pó (uso a Italac, marcas mais baratas e não sinto diferença, mas não pode ser aqueles instantâneos, senti diferença quando fiz com ele, para chegar ao ponto do docinho).
Leite condensado aos poucos, dá quase uma caixinha (aqui também uso o leite condensado de diversas marcas, acho mais prático o das caixinhas para ir acrescentando)
Corante caso deseje fazer colorido. (dá sua cor de preferência) (O corante eu já coloquei no leite condensado, quando estou mexendo os ingredientes, e até quando a base já está pronta, mas quando a base já está pronta (doce pronto - amarelinho) quando você acrescenta o liquido do corante ele meleca de novo (perde o ponto) e é necessário colocar mais leite em pó e amassar até ficar no ponto de novo, sinceramente ainda não sei o que é mais fácil, o docinho é a para mim a parte mais difícil desse cookie, por que, tem vezes que ele demora até dar o ponto, a prática ajuda nesse caso).

Vi um video de uma confeiteira que ela faz o doce de leite em pó (amarelo) e divide em potes separados e acrescenta uma cor para cada uma das partes, creio que quem faz muitos detalhes em bolos, usa diversas cores, como por exemplo para fazer um bonequinho, deve ser mais fácil desse jeito, agora como no meu caso é para uma grande quantidade de uma cor só, acho que prefiro usar o corante quando estou fazendo o doce, assim eu chego na cor e no ponto do docinho com a ajuda do corante também (ele é usado como se fosse o leite condensado, o liquido).

Modo de fazer:

Coloque o açúcar e o leite em pó, vá acrescentando o leite condensado aos poucos, misturando até que forme uma massa tipo massinha de brincar...rs. (aqui o tempo do ar também influência e a prática).



A massa com o tempo vai endurecendo, algumas pessoas colocam ela em plástico filme.
Eu só faço o docinho quando posso já abrir, por que, como disse ele endurece.
O ponto ideal é aquele que a massa é uniforme, não quebre, nem esfarele, e que não grude na superfície.
Abra a massa (eu polvilho leite em pó como fazemos na massa com a farinha), e corte no mesmo formato que você fez os biscoitos, ou não, daí a criação é sua.






Dá para carimbar com carimbos para biscoitos, usar esse carimbo de flores como acima, e fazer outros formatos de doce e colocar em cima.

Espere o cookie esfriar e cole com a ajuda do leite condensado a massa de leite em pó.


Nesse aqui eu deixei sem colorir com o corante e escrevi com caneta comestível uma mensagem:


Nesse de Festa Junina, eu fiz com o cortador quadrado grande e depois com o cortador triângulo até que formasse uma bandeirinha junina.


Aqui fiz colorido e colei lacinho menor para enfeitar.


Para a uma amiga que quis comprar alguns (só vendi essa única vez para ela...rs), eu fiz mega coloridos e enfeitados.





Aqui usei aqueles carimbos que forma palavras e frases (que você monta letra por letra)


Em um piquenique meu, fiz redondos com um passarinho menor.


Nesse usei apenas aquele marcador de biscoitos que é um rolinho e que tem de flores, etc, ficou tipo uma textura.


Aqui usei o carimbo que forma palavras e frases de novo.


Comprei um jogo de carimbos de madeira que você vai trocando as peças de silicone e cada um tem uma mensagem, como:
Eat me
Bakery with love


Enfim, aqui está a forma que faço.
Quem fizer vem me contar combinado?

2 comentários:

  1. Oi Andréa, é a Vi, Os ingredientes principais você não colocou, amor e carinho, porque só você para fazer algo tão gostoso com tanto carinho para presentear as amigas.
    Com essa receita e esse PAP, não tem desculpa para não fazer.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
  2. Rs...verdade Vi...e gula...essa ajuda bem também...
    Quanto mais gulosa, mais saboroso fica...rs
    Obrigada linda...eu amo mesmo fazer esses biscoitos, são uma terapia para mim, relaxo, não penso em nada...é muito bom...
    Verdade, está tudo explicadinho...mas qualquer coisa é só me chamar...rs
    Outros beijos Vi...

    ResponderExcluir